Piratini – Governo Federal investe R$ 449 mil na restauração de Prédio Histórico

quarta-feira, 28 de abril de 2010



O edifício que abrigou a sede do Palácio da República Rio - Grandense durante a Revolução Farroupilha, localizado em uma das ruas de maior movimento do centro de Piratini, está sendo reformado pelo IPHAN - Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
O IPHAN é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura, responsável por preservar a diversidade de elementos que compõe a sociedade brasileira, preservando, divulgando e fiscalizando bens, assegurando a permanência e usufruto destes para a atual e futuras gerações. Os recursos (R$ 449 mil reais) para o restauro provêm do Governo Federal, e a empresa responsável é a ATM Construções, da cidade de Esteio.
“É um prédio histórico e importante para Piratini, para o Estado, para a História, enfim, precisa ser preservado. Também é nosso dever garantir a continuidade das ações de preservação. Quanto mais forte nossa identidade, mais fortalecido estará nosso desenvolvimento", afirmou o prefeito Vilso.
O imóvel passará por reparos na edificação, estruturais, hidráulicos e nas aberturas. Também será instalada uma rede lógica, além de outras melhorias. O título que lhe confere, de Patrimônio Histórico, implica na proibição da demolição do prédio e execução de alterações comprometedoras à estrutura e/ou arquitetura do edifício, que é um dos maiores prédios públicos histórico e tombado do município.
A previsão é de que o prédio esteja completamente restaurado é de sete meses, ou seja, Piratini receberá este presente em plena primavera, pronto a acolher turistas e ser apreciado pela comunidade local.
Segundo Bibiana Wustrow, arquiteta responsável pela coexecução do projeto de restauro, “- O IPHAN está revitalizando não só o patrimônio histórico do município, mas também a sua própria identidade: é um prédio histórico por onde todos os dias passa a maioria dos piratinienses: qualquer  eventual dano pode vir a interferir no cotidiano da população. E, pelo seu enorme valor histórico, patrimonial e cultural, tenho muita satisfação e orgulho em fazer parte deste projeto”. Diz Bibiana, que é Coordenadora de Projetos e Fiscalização da Prefeitura Municipal.

Curiosidade: O IPHAN foi criado em 1937, quando o Brasil era governado por Getúlio Vargas, e estruturado por intelectuais e artistas brasileiros da época. Há mais de 60 anos, a autarquia vem salvando do desaparecimento um considerável legado para a cultura nacional.


Virgínia Motta
Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Piratini
 
Piratini.net