Triagem Oftalmológica

quarta-feira, 19 de maio de 2010

No dia 14 de maio, no Posto de Saúde Central, foram avaliadas em triagem uma média de 200 pessoas, a fim de desctar quais dos interesados teriam a necesidades de cirurgias de catarata, pterígeo e/ou problemas de “fundo de olho”.
Esta triagem partiu da idéia de customizar viagens e tempo das pessoas; regularmente, muitos piratinienses são encaminhados e transportados à uma renomada clínica oftamológica em Rosário do Sul. Na primeira etapa acontece a avaliação do problema, e, havendo necessidade, é feita a cirurgia. Depois, é feita a revisão. Uma vez que estas viagens envolvem tempo e recursos financeiros, o Secretário Municipal de Saúde Diego Espindola determinou a realização desta triagem, para que sejam encaminahdos somente aqueles que realmente tem necessidade. Os casos mais simples podem ser tratados no municipio.
Na ocasião, o Doutor Humberto Shermann, oftamologista responsável, também atendeu 16 pessoas que operaram a catarata em Rosário do Sul no final de abril.
“Os problemas de visão passíveis de cirurgia afetam principalmente pessoas a partir dos 40 anos. Alguns, quando se entra na terceira idade, se agravam ainda mais, por isso, a importância de se tratar em oftalmologia principalmente com os idosos”, comenta o Secretário Diego Espindola.
Porém, o exame oftalmológico pode ser feito em qualquer idade se houver necessidade, ou dúvidas sobre a qualidade da visão. Nos casos de conjuntivites, lacrimejamentos, coceiras, tiques e outras manifestações, não hesite em procurar um oftalmologista.

Virgínia Motta
Assessoria de Imprensa
 
Piratini.net