O processo de participação popular, iniciativa que oportuniza as comunidades decidirem em quais áreas devem ser aplicados os recursos disponibilizados no orçamento do governo do estado,foi encerrado na quarta-feira 23, com a votação das propostas eleitas e aprovadas em outras duas etapas anteriores realizadas no mês de maio.
Em Piratini, nos dias que antecederam a votação, a órgãos e entidades, entre eles a Secretaria de Saúde que mobilizou uma equipe atuante em alguns bairros fazendo campanha para que projetos ligados à área recebessem a maior votação, tentou assim como duas escolas do município incentivar a comunidade a comparecer nas quatorze urnas, dez delas itinerantes, espalhadas por pontos estratégicos da cidade e interior.
As prioridades do Conselho Municipal de Desenvolvimento, COMUDE, presidido por Otávio Alves, onde se destacavam a construção de uma Unidade Básica de Saúde no bairro Padre Reinaldo e o Centro de Convivência de Idosos,projetos do Executivo, foram as mais votadas pelos participantes.
A UBS do Padre Reinaldo, obra extremamente necessária pela significativa população ali existente e grande distancia que os moradores necessitam percorrer para acessar serviços básicos de saúde, recebeu mais de 75% das intenções, totalizando 1309 votos.
Já o Centro de Idosos ficou em segundo, com 1270 e logo a seguir, a educação ocupou outras duas posições, tendo a proposta que visa viabilizar um refeitório e sanitários na escola Rui Ramos e calçadas e passeios no Colégio Ponche Verde,terminado com 1193 e 1123 votos respectivamente.
Foram 1684 comparecimentos às urnas sendo permitido a mesma pessoa escolher até quatro propostas finalizando em 6304 votos.Mas os números não foram motivo de comemoração, pois ficou abaixo do registrado na consulta de 2009 quando 1922 comparecimentos foram registrados.
A proposta que ambicionava recursos para a Segurança Pública não foi muito lembrada pelos piratinienses, fato que chamou a atenção pelo aumento da criminalidade na cidade provocado principalmente pelo aumento no consumo de Crack.
Na quinta posição, a segurança obteve 578 votos.
Como os projetos foram votados em blocos regionais ou seja, o projeto que acabou na primeira colocação em Piratini poderá não ser contemplado com recursos se não tiver tido êxito também nas demais cidades da região que integram o Conselho Regional de Desenvolvimento,Corede-Sul, a população e a prefeitura aguardam o resultado final para conformar ou não as futuras verbas para tornar realidade as obras escolhidas.