Administração Municipal e a promoção da Saúde Oftamológica

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Piratini prossegue com o trabalho dirigido a prevenir problemas oftalmológicos, como catarata, glaucoma e pterígeo a fim de encaminhar os necessitados ao procedimento cirúrgico, além de revisão à pessoas que já foram operadas. A triagem, além de proporcionar uma ação preventiva de tratamento, também detecta o número exato de piratinienses portadores de catarata, que tem cura, e de glaucoma, que é irreversível.
Na última sexta-feira, foi atendida uma média de 350 pessoas no Salão do Grupo de Idosos Renascer. O Secretário Municipal de Saúde Diego Espindola disse haver optado pelo local amplo a fim de que todos ficassem bem acomodados. Todos se mostraram muito a vontade, e trocaram apertos de mão com o Prefeito Vilso, que fez questão de visitá-los e acompanhar de perto a triagem.
O único tratamento para catarata é o cirúrgico. A cirurgia é segura, rápida e feita sob anestesia local - o cristalino danificado é substituído por uma lente artificial que recupera a função perdida. Em sua grande maioria, os resultados são animadores e a recuperação, rápida. Na clínica localizada em Rosário do Sul, para os piratinieses  são encaminhados, os procedimentos não requerem internação; estes ficam em observação e voltam para casa algum tempo depois da cirurgia. Após alguns dias, acontece a revisão, feita pelo médico responsável.

Virgínia Motta
Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal
 
Piratini.net