Taças do Gauchão 2011 ganham novos nomes: Piratini e Farroupilha

domingo, 24 de outubro de 2010


Saem de cena as homenagens aos ex-presidentes de Inter e Grêmio, e apresentam-se as referências à história do Rio Grande do Sul. As taças do primeiro e do segundo turnos do Gauchão foram rebatizadas, e a mudança já vigora a partir da edição 2011.
Ao invés de Fernando Carvalho e Fábio Koff, as taças passam a se chamar Piratini (primeiro turno) e Farroupilha (segundo turno). Reunidos em Buenos Aires, representantes dos 16 clubes da divisão principal definiram o regulamento da competição. A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) promove o encontro.
No Grupo 1, estão Inter, Caxias, Novo Hamburgo, São Luiz (Ijuí), Lajeadense (Lajeado), São José (Porto Alegre), Universidade (Canoas) e Ypiranga (Erechim).
A Chave 2 é formada por Grêmio, Juventude, Porto Alegre, Santa Cruz, Inter de Santa Maria, Veranópolis, Pelotas e Cruzeiro (Porto Alegre).
A fórmula inspira-se no Campeonato Carioca. No primeiro turno, os cruzamentos ocorrem entre os grupos. Depois, as equipes se enfrentam dentro das próprias chaves. Nas duas fases, os quatro melhores de cada grupo disputam as finais, em jogo único, pelas taças Piratini e Farroupilha.
Os campeões de cada turno fazem a grande final do Gauchão 2011. Se uma equipe chegar à frente nas duas taças, conquista o título estadual sem necessidade de final.
Também foi confirmada na reunião a realização do Gre-Nal classificatório em Rivera, no Uruguai. O clássico está marcado para o dia 30 de janeiro, no Estádio Atílio Paiva.
O Gauchão 2011 começa em 16 de janeiro. Às 17h o Grêmio recebe o Lajeadense no Olímpico, e o Inter enfrenta o Cruzeiro no Estádio Passo D'Areia, em Porto Alegre.
Eduardo Cecconi - Globo.com
 
Piratini.net