No início da caminhada rumo ao governo do Estado, Tarso incluiu a 1ª Capital Farroupilha em seu roteiro e já naquela oportunidade se mostrou impressionado com a arquitetura dos prédios históricos, como os antigos Palácio do Governo e o Ministério da Guerra, que hoje abriga o Museu Histórico Farroupilha. Vitorioso, o futuro comandante do Palácio Piratini cumpriu a promessa de campanha e retornou à cidade para agradecer à população o êxito nas urnas e afirmar que seu governo irá valorizar a história de Piratini como eixo central no desenvolvimento do setor turístico do Rio Grande do Sul.
Na quarta-feira (20), durante uma breve caminhada pelas ruas da cidade em direção à Prefeitura, onde se encontrou com o prefeito Vilso Agnelo, Tarso interrompeu o trajeto algumas vezes para admirar as fachadas dos locais símbolos da Revolução de 35 e também de casas particulares que conservam a arquitetura da época do Império. Visitou o Museu Histórico e, além de ter contato com parte da história da Revolução Farroupilha (1835-1845), ouviu dos responsáveis pelo local as reivindicações para reformas urgentes na estrutura que sofre principalmente com as infiltrações que colocam em risco seu acervo.
À Revista da Costa Doce declarou que em seu governo, Piratini será referência para a recuperação do setor turístico do RS. ”Não foram os votos que me deram a vitória também aqui os responsáveis pelo meu retorno, e sim esse potencial inexplorado cercado de fatos históricos que tornam este município atrativo e que pretendo tornar símbolo para a retomada do desenvolvimento turístico e cultural aqui e consequentemente da região”, declarou o governador eleito.
Questionado sobre como se dará essa retomada para alavancar o setor turístico, ele apontou como alternativa o investimento forte do Estado de seus recursos para esse fim e nos “projetos bem elaborados”, que encontrariam financiamento em estatais como a Petrobras e no setor privado, que inclui a cultura e o turismo em seus investimentos. ”Meus companheiros há muito tempo chamam a atenção para o patrimônio histórico de Piratini que, confesso, me impressiona. Temos todas as condições de articular e executar projetos viáveis com organismos nacionais e até internacionais para mudar a atual realidade”, disse.
Do prefeito Agnelo, ouviu que o turismo é a maneira mais rápida e sustentável na promoção do desenvolvimento do Município. ”Temos o produto pronto. Precisamos de apoio, através de recursos, para despertar a consciência turística inclusive nos habitantes”, destacou o prefeito, oferecendo como exemplo a realização da Semana Farroupilha de Piratini de 2010 que atraiu mais de 80 mil pessoas, 30 mil, somente para o Desfile de Cavalarianos.
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Piratini, Roger Morales, disse que a sinalização por parte do futuro governador da priorização de Piratini para o restauro do patrimônio histórico será fundamental para que o turismo possa se desenvolver de maneira sustentável no Município. “O que temos de mais palpável hoje para desenvolver Piratini é o turismo”, disse. “Esse estímulo que devemos receber do Estado servirá para promover o setor em toda a região e em outras regiões turísticas que estão em fase de desenvolvimento”. Para Roger, que também é presidente da Associação para o Desenvolvimento Sustentável do Alto Camaquã (ADAC), que envolve os municípios de Piratini, Bagé, Santana da Boa Vista, Pinheiro Machado, Caçapava do Sul e Lavras do Sul, a geologia diferenciada, com exemplares únicos da flora e da fauna, são outras possibilidades concretas para o desenvolvimento do turismo a serem avaliadas nesse novo momento.
Foto: Governador eleito do RS, Tarso Genro, ao lado do prefeito Vilso
Agnelo, em visita a Piratini na quarta-feira (20)
Crédito: WILLIAM FONSECA/ESPECIAL
DIVULGAÇÃO DO TURISMO NA COSTA DOCE
UM SERVIÇO DA AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DO TURISMO NA COSTA DOCE - AD
COSTA DOCE
www.costadoce.com.br
COMUNICAR BRASIL – ASSESSORIA DE IMPRENSA
www.comunicarbrasil.com.br
Rua Washington Luiz, 500 - conjunto 703 - Centro
Porto Alegre/RS - Cep 90010-460
Fone/fax: (51) 3023-6370
Jornalista responsável: Charles Furtado Vilela (MTB 9780)