Definidas as primeiras ações do Plano de Desenvolvimento de Piratini

terça-feira, 9 de novembro de 2010

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, dentro de suas atribuições, vem trabalhando um Plano de Desenvolvimento Municipal. Para tanto, formou o Comitê Gestor Municipal, legalmente constituído por integrantes de entidades representativas do município, que, entre suas atribuições, tem a responsabilidade da criação do Plano de Ação integrante do Plano de Desenvolvimento. Nestes meses de trabalho foram definidas dentro do cronograma de trabalho, 07 macroações, tendo cada uma um membro do Comitê como coordenador. Cada macroação tem intrínsecas diversas microações.
Aconteceu no último dia 25 de outubro a reunião que definiu os ajustes finais à conclusão de uma etapa do Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável: trata-se da iniciativa que prevê o estabelecimento de metas e diretrizes definidas em conjunto pelo Poder Público Municipal e sociedade organizada, visando o desenvolvimento econômico sustentável do município pelos próximos anos. A Plana conta com 07 macroações estratégicas, com prazos definidos de execução. Estas macroações foram definidas em quatro meses de reuniões de planejamento estratégico, de acordo com as demandas apontadas por representantes dos principais segmentos econômicos do município. Em outubro, foi finalizado o Plano de Desenvolvimento de Piratini.  A execução de todas as ações será acompanhada e terá consultoria de profissionais do SEBRAE que colaboraram na elaboração do documento.
Segundo o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico Roger Morales, “- O passo mais importante ao desenvolvimento do município não encontra-se  apenas  na execução destas 07 macroações, que são fundamentais, mas sim na participação efetiva da sociedade organizada, na definição das políticas públicas.”Potencializando nossas vocações, muito em breve teremos uma nova realidade econômica no município de Piratini”.
Tendo em vista o cenário atual as macroações e os seus planos de ação foram avaliados, priorizados e adequados ao Plano Municipal de Desenvolvimento, fundamentados às diretrizes estratégicas concluídas pelo Comitê Gestor Municipal.
Conheça as Macroações definidas:
1.       Criação de Políticas Públicas ao meio rural.
2.       Desenvolvimento e Capacitação às Micro e Pequenas Empresas.
3.       1ª Capital Farroupilha - Oportunidade de Negócios.
4.       Incentivo à inovação e tecnologia.
5.        Fundos de Crédito e de Capitalização às Micro e Pequenas Empresas.
6.       Programa de melhoria à mobilidade urbana e instalação de estações de tratamento de esgoto.
7.       Assistência Judiciária gratuita às Micro e Pequenas Empresas.

Entidades/Membros do Comitê Gestor de Desenvolvimento Municipal - ACIAS/CDL, Conselho Municipal de Emprego, EMATER, Sindicato Rural de Piratini, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, ADAC, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Assessoria de Gestão e Planejamento, Secretaria Municipal de Administração e Finanças, COMUDE, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e um Agente Municipal de Desenvolvimento.



Virgínia Motta - Assessoria de Imprensa Prefeitura de Piratini
 
Piratini.net