Prefeitura de Piratini começa obras do novo posto de saúde

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

As reformas e ampliação que irão resultar no novo Centro Municipal de Saúde de Piratini, já estão bastante adiantadas e o novo projeto,conforme a administração, significará um salto no quesito qualidade do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde,(SUS).

Dele,farão parte uma sala para Vigilância Epidemiológica,outra para Vigilância Sanitária e Ambiental dois gabinetes odontológicos,dois consultórios médicos uma sala específica para enfermagem uma melhor estrutura,inclusive de acomodação, para os funcionários e garagem suficiente para abrigar toda frota de veículos da Secretaria de Saúde.

Com isso o popular postinho de saúde do centro, localizado entre a Rua 15 de Novembro e Travessa 3 de Abril,quando concluído,terá o dobro do atual e onde foram investidos R$ 142 mil reais,recursos do Ministério da Saúde e isso deixará a saúde do município de acordo com as normas impostas pela legislação para as unidades básicas da pasta.

A obra é uma das importantes etapas para unir em um só prédio,vários órgãos que hoje funcionam muito próximos e segundo o secretário de saúde Diego Espidola,para 2011,o Centro Integrado de Saúde,é uma meta prioritária do atual governo é unificar setor adminstrativo,onde hoje está a secretaria, e a Farmácia Básica ao novo posto em construção. “Quando estiver pronto,teremos um só prédio com tudo que é necessário.O paciente consulta e se for o caso,sem maiores deslocamentos,tem acesso a farmácia para a retirada dos medicamentos e posteriormente,se necessitar,requisita seus exames na secretaria e isso significa além de qualidade,agilidade no atendimento”,observou Espindola.

Anteriormente, o setor administrativo onde foram investidos 75 mil reais,ganhou mais 105 metros quadrados e entre as melhorias,destaque para a sala de reuniões com capacidade para 40 pessoas,todas devidamente acomodadas e que objetiva abrigar além de reuniões dos profissionais e membros de conselhos da área, cursos e palestras.

A farmácia básica é outro setor que obteve investimento e com 30 mil reais,um almoxarifado com 40 metros quadrados passou a integra-la.

Se somados,os investimentos já chegam há 247 mil reais somente em estrutura física central.“Todas as verbas são do Ministério da Saúde mas só conseguimos captá-las porque estamos atentos e elaboramos bons projetos que aprovados,resultam em investimentos importantes”,ressalta o gestor.

O prefeito Vilso Agnelo que saúde não é só o carro chefe de qualquer gestão mas também uma obrigação” Não economizaremos esforços para muitas conquistas que ainda estão por vir nestas e outras áreas e isso entendo ser ação e resultado”,destacou Agnelo.
 
Nael Rosa - A 1ª Folha
 
Piratini.net