Piratini já tem mamógrafo

sábado, 1 de maio de 2010

Com presença significativa da comunidade, funcionários e de autoridades da esfera estadual, o presidente do hospital Nossa Senhora da Conceição, de Laerto Farias, oficializou na manha da sexta-feira, 30, a disponibilidade de um moderno aparelho de mamografia para a comunidade de piratiniense.



Instalado no já existente setor de Raio X, agora elevado a condição de Centro de Radiológico tendo para isso suas instalações remodeladas no sentido de originar um melhor atendimento,a novidade chega com a pretensão, segundo o Secretario de Saúde Diego Espindola, de se tornar referencia para as cidades vizinhas e para isso, busca-se a autorização junto ao órgão competente para possibilitar cidades que não possuem mamógrafos como Pinheiro Machado, Pedras altas e Cerrito, enviarem seus pacientes para realizar o exame de mamografia em Piratini.



O Responsável pela emenda que destinou recursos para a aquisição, deputado estadual Adilson Troca, PSDB, esteve presente e destacou os investimentos do governo gaúcho em diversas áreas com atenção especial à saúde.



Francisco Luçardo, que responde pela pasta de Transparência e Probidade do estado, destacou que o ajuste fiscal, zerando o déficit, viabiliza ações desse porte pois propicia ao governo honrar as emendas parlamentares dos deputados ao orçamento estadual.



Em sua manifestação, o prefeito Vilso Agnelo destacou os investimentos do executivo na entidade que em um ano aumentou 61%, chegando a cifra de 500 mil reais em pouco mais de um ano e que como o hospital está com suas contas em dia, consegue repasses diretos eliminado muitas vezes o processo de licitação, realidade bem diferente segundo ele, dos hospitais de municípios vizinhos que estão em uma situação bastante difícil.



Ainda conforme o secretario Diego Espíndola, ele e sua equipe tem feito um trabalho junto as comunidades dos bairros com o objetivo de incentivar a realização do exame de prevenção ao câncer de mama e com essa atitude, 158 mulheres aguardam para realizar o que antes era direcionado para Pelotas, onerando gastos principalmente com transporte, para o município.



De acordo com Diego, a partir de agora a previsão é de que sejam feitos até 30 exames por semana e assim, em dois meses zerar a agenda.
 
Nael Rosa - 1ª Folha
 
Piratini.net