Na manhã do dia 27 de setembro de 2010, aconteceu a cerimônia de inauguração do prédio próprio da Escola Estadual de Ensino Médio Carmosina Vaz Guimarães, situada no 3º Distrito de Piratini, lugar denominado Passo da Porteira. Criada em 2005, referida escola funcionava nas dependências da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antenor Elias de Mattos.
O Vereador Juarez Machado de Farias (PSB) e o Professor Marcones Madruga Farias, Secretário Municipal do Meio Ambiente de Piratini, compareceram na oportunidade que contou com presenças de várias autoridades municipais e estaduais, a exemplo de Francisco de Assis Cardoso Luçardo, Secretário Estadual da Transparência e Probidade Administrativa, e do Prefeito de Piratini Vilso Agnelo da Silva Gomes.
O dia era de festa por se tratar de um antigo sonho da comunidade do Terceiro Distrito, afinal referida região está distanciada das escolas de Ensino Médio o que obrigava muitos jovens a interromperem seus estudos ou a se deslocar para outros municípios a fim de continuarem sua formação.
A partir do ano de 2001, por meio da ação do então Prefeito Francisco Luçardo, Vice-Prefeito Ariovaldo da Rocha Goularte e Juarez Machado de Farias - que era à época Secretário Municipal de Educação - foi possível realizar uma parceria com o município vizinho de Santana da Boa Vista, a qual só teve êxito com a sensibilidade do então Prefeito Rui Freitas. Os alunos de Piratini eram, assim, transportados até aquele município, por conta da Prefeitura piratiniense, e de lá conduzidos por um veículo do transporte escolar santanense até a Escola Estadual Jacinto Inácio.
Paralelamente a essa medida paliativa, o movimento em prol da criação de uma escola de Ensino Médio no Terceiro Distrito - que havia sido frustrado, em 1997, com a municipalização da Escola Antenor Elias de Mattos onde já havia tratativas para uma extensão do 2º Grau da Escola Estadual Ponche Verde, de Piratini - reacendeu-se com o apoio sem medida do governo municipal de Luçardo e Ariovaldo, iniciado em 2001.
O então Diretor da Escola Municipal Antenor Elias de Mattos, Professor José Ronaldo Lopes Castro, iniciou uma verdadeira romaria até a 5ª Coordenadoria Regional de Educação, em Pelotas, com o objetivo de instrumentalizar o projeto que seria encaminhado ao Conselho Estadual de Educação.
Em 2002, a Professora Sandra Mar Tunes Joanol assumiu a Secretaria Municipal de Educação e deu prosseguimento às mobilizações e à manutenção dos avanços até então conquistados o que foi continuado por sua sucessora, a Professora Rosana Silveira Manetti.
A participação ativa de várias lideranças da comunidade do Terceiro Distrito foi decisiva para a realização desse sonho. Um exemplo disso é o gesto denodado do senhor ÉDI VAZ GUIMARÃES, fundamental para a aprovação do projeto, pois o mesmo doou uma área de sua propriedade rural a fim de viabilizar o funcionamento da escola que ganhou o nome de CARMOSINA VAZ GUIMARÃES em homenagem justa à mãe do doador, tendo sido descerrada pelas autoridades uma foto da mesma, colocada na entrada principal do prédio.
Fonte: www.juarezmachadodefarias.blogspot.com