Piratini revive seu status de Capital

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Piratini reviveu, de fato, seus tempos rebeldes de Primeira Capital da República Riograndense quando, no dia 29 de janeiro, o Governador Tarso Genro instalou na cidade, oficialmente, as instituições governamentais. Era sábado mas já fora anunciado por seus assessores que seria "como um dia útil, um dia de trabalho". E assim foi.
As ruas históricas de Piratini receberam o Governador, Vice-Governador e seu Secretariado. O NAP - Núcleo de Artes Piratinienses - mais uma vez demonstrou seu talento: os atores, caracterizados como personagens comuns e destacados da época da Guerra dos Farrapos, postaram-se em frente ao antigo Palácio da República Riograndense, prédio recém restaurado pelo IPHAN, onde atualmente e provisoriamente está sediado o Museu Histórico Farroupilha cujo prédio também passa por restauro.
Na Sociedade Recreio Piratiniense, houve reunião de trabalho com o Governo e seu secretariado onde as pessoas presentes puderam testemunhar as medidas de cada pasta sobre os mais variados temas - desde a estiagem até assuntos culturais. Nesse mesmo local, leu-se a ata de instalação, houve discursos e a entrega do título de Cidadão Piratiniense pelo Governador Tarso Genro a seu ex-colega de exílio político e amigo pessoal, Manoel Luiz Vieira de Souza Coelho, o popular "Maneca", residente em Pelotas - homenagem essa proposta pelo Vereador do PSB de Piratini, Juarez Machado de Farias.
À tarde, os Secretários despacharam de seus gabinetes instalados nas dependências oferecidas pela Prefeitura, bem como o Vice-Governador Beto Grill representou o Governador Tarso que já havia se deslocado para cumprir outra agenda.
O Vereador Juarez Machado de Farias participou ativamente das ações realizadas nesse dia. Durante a tarde, acompanhou os senhores Marcos Weege e Mário Machado, representantes da ACIAS, e Miguel Menegaz, do Rotary Club de Piratini, em reunião com o Secretário de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque, que recebeu dos mesmos uma pauta de várias reivindicações, dentre as quais, a de duplicação da Ponte do Costa (RS 702) e do asfaltamento da RS 265. Após essa reunião, o Vereador Juarez participou de reunião com a Secretária Estadual do Meio Ambiente, Jussara Cony, juntamente com o Secretário Municipal do Meio Ambiente, Professor Marcones Madruga Farias, e a Fiscal Ambiental do Município, Karine Vaz. Na oportunidade, a Secretária conheceu os principais projetos e programas da Secretaria do Município, como o projeto "Duas Vidas", de autoria do Vereador Juarez, que ganhou muitos elogios da Secretária, a qual demonstrou, inclusive, o interesse de participar do lançamento do mesmo, previsto para o mês de março deste ano.
Piratini, enfim, sentiu-se grandiosa com a experiência de ter sediado mais uma vez o Governo Estadual, bem como por ter sido o primeiro município a receber tal deferência nesta nova gestão, o que foi objeto de promessa de campanha do Governador Tarso. Promessa atendida.

Fonte: www.juarezmachadodefarias.blogspot.com
 
Piratini.net