Salvar/Samú já está operando em Piratini

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Com o saguão da prefeitura lotado de populares, funcionários públicos, autoridades da esfera política municipal e estadual e representantes de diversos segmentos da sociedade, foi lançado na manhã da segunda-feira o serviço de urgência e emergência prestado pelo sistema Salvar/Samu, coordenado em parceria pela Secretaria Municipal de Saúde e Hospital Nossa Senhora da Conceição.
Muito aplaudidos, os dez integrantes do corpo de socorristas, cinco enfermeiros e cinco  motoristas, foram apresentados ao presentes sob a emoção do secretário de saúde, Diego Espindola que ao manifestar-se, surpreendeu e levou outras pessoas também as lágrimas. ”Muito cedo decidi que queria realizar trabalhos humanitários e foi nesse cara que me espelhei”, declarou Espindola com imensa dificuldade causada pela emoção,ao referir-se ao ex prefeito de Cachoeira do Sul e agora deputado estadual, Marlon Santos, PDT, que presente à cerimônia retribuiu. ”Vocês tem um secretário de saúde muito humano e devem prezar isso pois na atual política é algo raro. Diego tem um sentimento e compromisso quase religiosos com sua comunidade”, elogiou.
O deputado estadual Adilson Troca, PSDB, chamou a atenção para a estrutura de saúde, agora ampliada, oferecida por Piratini, principalmente a existente no Hospital Nossa Senhora da Conceição,seguimento que em inúmeras cidades atravessa momentos de extrema crise, mas que em Piratini,essa realidade  não reflete com a mesma intensidade. "Se compararmos com outros inclusive da região,Piratini está em melhor situação”, avalia Troca.
Do Vice e prefeito em exercício, Vitor Ivan, os componentes do Salvar/Samu receberam um elogio carregado de responsabilidade ”Esta equipe está de parabéns e à população também levará tranqüilidade pelo treinamento que fizeram e pela eficiência que possuem”.
O prefeito Vilso Agnelo, que interrompeu as férias, fez uma manifestação recheada de  frases de efeito e ao encerrar a cerimônia, filosofou: ”Deus não escolhe só os capacitados mas capacita os escolhidos”, para logo a seguir destacar o trabalho de seu secretário de Saúde. ”Diego tem tempo para ser secretário e por isso, entre aqueles que exercem a função no RS ele é o melhor”.
O prefeito também enalteceu a administração de Laerto Farias a frente do Hospital Conceição e a parceria da instituição com a administração que tem rendido bons frutos nos últimos anos, o que faz dela, segundo sua visão, modelo na região. ’São elos de ligação que tem dado certo e isso nos faz investir na coletividade o que tem significado a projeção e implantação de muitos projetos na área da saúde”, finaliza.
Piratini entre as cidades que em 2010, manifestaram interesse em dispor do Samu e diante disso receberam as viaturas, é a única entre vários municípios que conseguiu implantar o serviço e agora se junta a Pelotas, Rio Grande, Canguçu e Santa Vitória do Palmar.

Nael Rosa

 
Piratini.net